NaEnjoy Confeitaria: o sucesso da empreendedora que leva amor e sabor ao paladar

A trajetória de Joice Paula, empreendedora de 29 anos e confeiteira, é um exemplo de resiliência e superação. Mãe, casada e com mais de 13 anos de experiência no ramo da confeitaria, ela construiu sua história de vida a partir de desafios. Com a força do empreendedorismo encontrou a missão de inspirar outras mulheres a seguir seus próprios sonhos.
Joice começou sua jornada no universo dos doces ainda muito jovem, acompanhando seus pais, que vendiam pães de porta em porta. "Desde a escola, eu já estava envolvida com a venda de produtos. Comecei fazendo coisas pequenas, mas com muito carinho e dedicação, até que a gente conseguiu formalizar o negócio". Hoje, ela é dona da NaEnjoy Confeitaria, um empreendimento focado em doces artesanais, com destaque para bolos, bombons, cupcakes e salgados, que atende a região de Santa Luzia e grande BH.
Mas a sua história não é feita apenas de doces e sucesso. Em um período muito difícil de sua vida, perdeu dois filhos em menos de 24 horas e enfrentou uma falência financeira que quase a fez desistir de tudo. "Eu escolhi viver, e o empreendedorismo me ajudou a recomeçar. Não foi fácil, e muitas vezes pensei em desistir. Mas eu aprendi que recomeçar é mais difícil do que começar, e o importante é não desistir".
Esse momento de dor e reconstrução pessoal se transformou em combustível para sua jornada como empresária e palestrante. A idealizadora da NaEnjoy se tornou uma defensora do empoderamento feminino no empreendedorismo, buscando não só realizar seu sonho, mas também ajudar outras mulheres a conquistarem o seu. "O meu foco é mostrar que é possível viver da confeitaria. E isso vai além de fazer doces: é sobre acreditar em si mesma, mesmo quando tudo parece difícil".
"A gente não pode deixar que as dificuldades do início nos façam desistir. Eu mesma fui muito sozinha no meu começo, sem apoio, e agora faço questão de estar ao lado de quem está começando, para que não passem pelas mesmas dificuldades que eu passei". Para ela, apoiar novos empreendedores vai além de oferecer produtos ou serviços, é sobre compartilhar experiências, ensinar e dar suporte.
“Temos que aprender a silenciar as vozes do medo e da dúvida. O maior desafio não é o que o mundo diz, mas o que a gente diz para nós mesmos. Acredito muito que, se a gente confiar e agradecer, o sucesso vem. E a vida é assim, com altos e baixos, mas temos que continuar”.
Seu empreendimento atende com uma ampla linha de produtos de qualidade que viraram referência. "Se precisar de doces para um evento, festa ou qualquer momento especial, a NaEnjoy Confeitaria estará presente, porque nosso compromisso é com o sorriso de cada cliente", afirma com orgulho.
Assim também se prepara para mais uma fase de crescimento. Ela planeja retomar, já em 2025, eventos e cursos para capacitar novos confeiteiros e confeiteiras, com um novo formato focado em apoio contínuo aos empreendedores. "Eu sei o quanto é importante ter uma rede de apoio. Por isso, nossos cursos não são só sobre ensinar técnicas de confeitaria, mas também sobre dar respaldo emocional para que as pessoas realmente cresçam e evoluam no que amam fazer".
Com seu negócio prosperando e sua missão de ajudar os outros, ela prova todos os dias que, com fé, confiança e resiliência, é possível alcançar o sucesso. "O caminho é difícil, mas eu venci e você também pode vencer. Não desista!", destaca a empreendedora que tem o talento de criar delícias que abraçam os encantos da memória afetiva.









