Tangará da Serra (MT): Doce Sabores da Gil propaga os encantos da confeitaria afetiva

Gilvania Vieira, empreendedora de Tangará da Serra (MT), é a idealizadora da Doce Sabores da Gil, confeitaria artesanal que tem encantado com biscoitos e bolos decorados de altíssima qualidade. Com formação em Engenharia de Produção e especialização em Gestão de Qualidade e Processos, ela nunca imaginou que seu futuro fosse se entrelaçar com a arte da confeitaria. Porém, foi em 2016, durante um momento desafiador de sua vida, que descobriu a doçura terapêutica da cozinha, iniciando uma trajetória que transformaria não apenas sua vida, mas a de muitos clientes e alunos.
A entrada no universo da confeitaria iniciou de forma despretensiosa: começou a fazer biscoitos, bolos de sequilho e bolos de pote como uma forma de terapia. “A cozinha me trouxe paz. Era uma forma de lidar com momentos difíceis, e a ideia de fazer algo para outra pessoa me trazia um conforto imenso”.
No início, ela vendia apenas sequilhos, mas logo percebeu que poderia inovar, criando sabores novos e inusitados, como sequilhos de café e leite condensado, algo pouco comum na época.
A verdadeira virada aconteceu quando descobriu os biscoitos decorados. Sem saber exatamente o que era glacê real, buscou na internet receitas e foi atrás de cortadores, decidida a experimentar. “Lembro do meu primeiro pacotinho, vendi a R$5 com quatro biscoitos decorados. Isso foi um marco, pois senti que poderia seguir em frente”.
À medida que o negócio foi crescendo, Gilvania foi se aprofundando nos estudos, realizando cursos, buscando especialização e trocando experiências com profissionais da área. “Hoje, tenho orgulho da minha evolução, mas ainda me espelho em grandes profissionais, aquelas professoras incríveis que admiro muito”, diz, com humildade.
O sucesso não demorou a aparecer, seu portfólio foi se diversificando, e a busca por seus produtos aumentava constantemente. "Eu comecei a fazer bolos, brownies, e muitos outros doces, sempre com foco na qualidade e na estética. É algo que me realiza completamente".
Hoje, a empreendedora está vivendo uma das fases mais intensas e gratificantes de sua carreira, com um grande volume de encomendas, especialmente de biscoitos decorados natalinos. “Eu nunca tive um final de ano assim. Estou extremamente feliz e atarefada, mas grata por todo o apoio que recebo”.
Ela destaca sua experiência como professora e instrutora no SENAC, uma instituição fez parte de sua vida, tanto como aluna quanto agora, como educadora. Recentemente também iniciou sua graduação em Gastronomia, com o objetivo de se aprofundar ainda mais na área e ajudar outras pessoas a se encontrarem no universo da confeitaria.
O foco não está apenas em produzir doces bonitos, mas também saborosos. "Sempre que um produto não estava do jeito que eu queria, eu não o vendia. A satisfação do cliente e a minha satisfação com o produto são prioridades".
Gilvania olha para 2024 com otimismo. "Esse ano foi um divisor de águas na minha vida, e muitas oportunidades estão surgindo”.
Sua assinatura segue com delinear artístico na produção 100% artesanal, um presente ao paladar que eterniza os mais preciosos momentos.









